• Estudo: Internet móvel contribui para maior eficiência

    Cerca de 60% dos brasileiros entrevistadas pelo Ericsson ConsumerLab admitem que a banda larga móvel contribui de forma significativa para o aumento da produtividade e eficiência em assuntos relacionados ao trabalho. Os usuários com perfil profissional que responderam à pesquisa “Banda Larga Móvel para Uso Profissional”, divulgada nesta sexta-feira, utilizam a banda larga móvel no cotidiano profissional tanto para assuntos do trabalho quanto pessoais, sendo que a maioria das conexões de banda larga móvel – cerca de 40% – é realizada a partir de laptops.

    No caso específico do Brasil, a possibilidade de realizar vídeo chamadas e assistir TV no celular são os fatores que despertam maior interesse dos brasileiros no uso de banda larga móvel. “Há expectativas de crescimento na demanda por banda larga móvel comparado com internet fixa aqui no Brasil, uma vez que cerca de 40% dos usuários mapeados disseram fazer uso da banda larga móvel para ver emails e mais de 50% para acesso a internet. Quanto ao nível de intenção para aquisição de pacotes banda larga móvel, os brasileiros podem ser comparados a usuários da Espanha e Japão”.

    De acordo com os resultados da pesquisa, os usuários elencaram quatro motivos essenciais para estarem sempre conectados: controle, envolvimento, capacidade de se mostrar eficientes e independência. Além disso, 72% disseram que mobilidade é essencial para se manterem conectados durante todo o dia de trabalho e 92% acreditam que é importante ter banda larga móvel disponível para uso em qualquer lugar.

    O estudo ressaltou ainda dois tipos de benefícios obtidos através do uso de banda larga móvel: benefícios práticos e os relacionados com a imagem. Os práticos incluem estar sempre acessível e capaz de atingir os outros, bem como ter acesso a informações relevantes, tais como documentos pessoais. Os usuários também podem obter respostas rápidas a suas perguntas, o que é importante para quem trabalha, por exemplo, na área de vendas. Já os benefícios de imagem são de outro tipo: a banda larga móvel ajuda a construir a imagem de um profissional sempre alerta e disponível.

    Luciana Gontijo, responsável pelo Ericsson ConsumerLab na América Latina, diz: “O estudo foi conduzido com o objetivo de compreender como a banda larga móvel vem sendo usada em favor do ambiente de trabalho. Para nós, ficou claro que os usuários estão cada vez mais dependentes da internet, havendo demanda por conexão constante. Ou seja, acesso à internet em todos os lugares se tornou um pré-requisito para qualquer tipo de negócio.”

    A pesquisa “Banda Larga Móvel para Uso Profissional” faz parte de um estudo global feito com cerca de 1900 usuários de banda larga móvel com perfil profissional em todo o mundo, em mais de 12 países como Áustria, Austrália, Alemanha, Brasil, Singapura, Suécia, Reino Unido e EUA. Foram levados em consideração três dispositivos: laptops, smartphones e tablets, sendo que os dois primeiros foram identificados como complementares um ao outro.

    O Consumer Lab é uma área da Ericsson com mais de 15 anos de experiência em pesquisas de comportamento de consumo em serviços de comunicação.

    Fonte: Terra